Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


05.12.19

O que eu vi de novidade na HostMilano 2019

 

Por José Carlos Dias Reis, fundador da Intellikit.

 

Em outubro, tive a oportunidade de viajar até Milão para participar da 41ª edição da feira HostMilano, maior evento da indústria de refeições voltado para o segmento hoteleiro no mundo. Para se ter uma ideia, em 2019, cerca de 200 mil pessoas foram para a Itália visitar os mais de 2.200 expositores, divididos em três áreas: Panificação, Pizza, Massas; Food Service; e Bares, Cafeterias, Café-Chá, Vending, Móveis. 

 

Encontrar expositores do mundo inteiro, e também brasileiros, é muito importante, pois proporciona uma troca de ideias e conhecimento sem precedentes,então, logo de cara, já deixo registrado que isso foi algo que me deixou animado, principalmente quando prezamos pela evolução no nosso mercado. Porém, não poderia deixar de dividir com vocês os pontos específicos que mais me chamaram atenção nesses quatro dias de feira:

 

A evolução do gás Propano e Co2 para refrigeração

Por meio de mudança da legislação europeia, vi uma movimentação muito madura e preparada na inserção de gases ecológicos, Propano e Co2, que substituirão outras matrizes refrigerantes de alto GWP. Essa é uma mudança que gera, além da questão sustentável, mais performance, pois a refrigeração passa a ser mais rápida e produtiva, gastando menos energia. Porém, aqui no Brasil ainda vejo que a adesão a nova matriz, apesar de ser questão de tempo, também vai depender de mudanças na legislação.

 

Inovação em balcão de distribuição

Sempre me daparei com a dificuldade na distribuição de refeições, principalmente no momento da reposição. E as inovações que encontrei nos novos balcões fazem com que essa distribuição seja feita com muito mais facilidade, pois precisam de menos espaço, já que utilizam a parte inferior do equipamento como área de abastecimento, tanto frio, quanto quente. Além disso, me chamou atenção as soluções para transporte de alimento, seja térmico ou com resistência. Vejo que esses equipamentos estão muito bem consolidados na Europa, porém terão grande aceitação em nosso país. 

 

Front Cooking como referência

Antigamente eu via um ou dois expositores de Front Cooking, porém, um grande impacto foi o aumento de empresas comercializando esse tipo de equipamento na feira. Para mim, isso deixa claro o quanto tem crescido a importância da finalização dos pratos na frente do cliente. Além disso, pude ver ótimas soluções em exaustão, que sempre foram os impeditivos para essa modalidade, principalmente para eventos e cozinhas industriais aqui no Brasil.

 

Novos carros para distribuição em leito hospitalar

Em Milão, me deparei com uma solução que estava fazendo muito sucesso, principalmente para os brasileiros, voltada para a distribuição de alimentos hospitalares, são carros que, na mesma bandeja, aquecem o alimento quente e esfria o alimento que deve ser consumido frio. Veja uma matéria sobre o tema, feita pela Petters, empresa de projetos de cozinhas industriais

 

Mais brasileiros buscando inovações

Faz 30 anos que viajo o mundo em busca de equipamentos e inovações para o setor de food service. Minha jornada começou quando trouxe os fornos combinados Rational para o nosso mercado, algo até então desconhecido por aqui. E nessas idas e vindas, sempre vi a oscilação do público brasileiro nas feiras, que variava de acordo com a nossa economia. E acho importante ressaltar que notei um aumento de empresários do nosso país, buscando soluções para seus empreendimentos. O que me deixa muito feliz e empolgado, pois precisamos desse otimismo para que o mercado evolua. 

 

Uma viagem até a Cozinha 4.0

Fora da HostMilano, aceitei o convite da Rieber, fabricante de soluções para distribuição de alimentos, e fui até a sede da empresa, na Alemanha, conhecer a cozinha do futuro, uma estrutura criada por eles, em uma espécie de co-working e fiquei maravilhado com a conexão e a automação com que os equipamentos estavam interligados, gerando performance e precisão na hora do trabalho. Com certeza será o futuro da cozinha e da nossa indústria. 

 

Enfim, espero ter compartilhado minha experiência em Milão com vocês. Tudo o que vi na Europa foi de muita importância para conseguir contribuir cada vez mais com o nosso mercado aqui no Brasil, que está em franca evolução e com uma qualidade enorme. 

 

 

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP