Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


21.01.16

Conheça os benefícios da técnica sous vide

Técnicas gastronômicas surgem a todo instante desde quando o homem descobriu a utilização do fogo para o cozimento e as especiarias. Uma das artimanhas mais utilizadas em cozinhas de todo o mundo atualmente é a sous vide, que consiste na disposição de cada prato em maiores tempos de duração independentemente de ter feito o preparo na hora em que efetivamente se vai comer.

Essa não é a única particularidade da técnica. Ela utiliza sacolas plásticas a vácuo, sempre em temperaturas abaixo do normal (entre 40°C e 70°C). Aliás, o próprio nome da técnica faz referência a essas sacolas: “sous vide” significa “a vácuo” em francês.

Esse método de cozimento pode parecer inusitado para você, mas acredite: ele funciona muito bem. A grande vantagem da técnica é que é possível servir qualquer prato preservando o paladar e o aroma originais sem ser necessário cozinhá-lo na hora. Também é importante utilizar sempre alimentos frescos e mantidos sob o maior cuidado possível quanto à higiene antes de selar cada sacola.

Outro cuidado importante a ser tomado é que a(s) máquina(s) de câmara que selam cada saco deve(m) ser extremamente confiáveis. Assim, é possível reservar a comida e servi-la depois desde que seja dado um choque térmico na sacola antes de prepará-la em banho-maria.

Muito útil, o sous vide é indicado para manter suas experiências gastronômicas para o futuro e é muito utilizado no trabalho da Intellikit.

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP