Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


07.10.14

Cozinha de Chef

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,cozinha-de-chef,1566797

Se o sonho de ter uma cozinha de restaurante ainda é distante para muitos, alguns cuidados e equipamentos podem melhorar o espaço até de quem não tem muito orçamento para investir. “A primeira coisa a ser observada em uma cozinha de quem quer ter um nível profissional é o acabamento. O ideal é ter o mínimo possível de madeira, um material proibido em cozinhas profissionais, por ser mais difícil de esterilizar”, ensina a arquiteta Renata Zambon Monteiro. Com forte atuação no segmento de cozinhas industriais e professora do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac, ela lançou recentemente o livro Cozinhas Profissionais, com orientações para planejar esses espaços.

Apesar de haver equipamentos convencionais de qualidade no mercado, ela diz que não há como comparar com os profissionais – o que pode ser frustrante para quem quer testar seus dotes na cozinha. “Muitas pessoas interessadas em gastronomia não conseguem ter um produto final de alto nível com equipamentos convencionais. O forno comum não dá um resultado como o dos equipamentos profissionais. Considerar a compra de um desses utensílios é importante para quem quer levar a gastronomia à sério”, diz.

Mestre em engenharia de alimentos, José Carlos Dias Reis monta cozinhas para chefs como Alex Atala e tem na sua casa alguns equipamentos profissionais para usar no dia a dia: forno combinado, resfriador rápido de alimentos, máquina de lavar louca com ciclo rápido, entre outros. “O investimento em tecnologia em uma cozinha como esta fica em torno de R$ 100 mil”, diz.

O representante comercial Thiago Xavier conseguiu ter uma cozinha onde pode servir para os amigos a comida que adora preparar – “como de restaurante” – com um orçamento bem menor. E garantiu o desejado forno combinado profissional. “Descobri que posso ter a qualidade de um restaurante de alta gastronomia e estar com as pessoas que aprecio no conforto da minha casa.”


Dicas de especialista

Revestimentos: A higiene é essencial para uma cozinha, por isso, evitar a madeira é um cuidado importante. O material é proibido em cozinhas profissionais por concentrar alto nível de bactérias e ser foco de contaminação. De colheres de pau a bancadas, a madeira pode ser substituída por opções de aço inoxidável. Se o orçamento permitir, vale investir no Corian, um material versátil e de fácil higienização usado em cozinhas industriais.

Multifuncionais: Alguns instrumentos industriais, como batedeiras e fornos são robustos, por isso, a cozinha tem de estar preparada para recebê-los. Equipamentos multifuncionais, como fornos que podem fritar, grelhar e cozinhar, são uma opção para otimizar não só o orçamento como o espaço.

Semiprofissionais: Alguns fabricantes passaram a desenvolver linhas de produtos semiprofissionais com a qualidade dos equipamentos industriais, mas em tamanho reduzido. O forno combinado é um deles. Combinando ar quente e vapor, é essencial em uma cozinha profissional e tem ganhado espaço na casa de gourmets.

Circulação de ar: Boas iluminação e circulação de ar são cuidados básicos para garantir o conforto na cozinha, mas, para aqueles de estilo americano ou integradas a outros ambientes da casa, a boa exaustão é um fator importante muitas vezes deixado de lado. Só janelas abertas e depuradores podem não dar conta do recado; o ideal é usar uma coifa, escolhendo o modelo mais adequado para o tamanho do cômodo.


Fonte: Estadão - http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,cozinha-de-chef,1566797

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP