Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


05.05.17

Dieta paleolítica pode ser perigosa alerta nutricionista da Intellikit

Considerada como uma das mais antigas, a dieta paleolítica é uma verdadeira viagem pelo tempo de nossos ancestrais. Quando eles se alimentavam principalmente de carnes, frutos e sementes. Por muitos anos, se tornou uma queridinha entre públicos de idades diversas por prevenir doenças como diabetes, distúrbios metabólicos, problemas no coração, diabetes, obesidade, entre outros. Não demora a demonstrar resultados, mas pode ser considerada uma dieta radical.

Como a Intellikit é uma empresa especialista em soluções inteligentes, o cuidado com a alimentação é imprescindível. Pensando nisso, conversamos com uma nutricionista do grupo e ela explica melhor os prós e contras dessa dieta, além de comentar os motivos dela ser perigosa. Confira as respostas:

O que é e como funciona essa dieta paleolítica?
Dieta paleolítica ou low carb é a dieta que segue hábitos que os homens das cavernas seguiam, exclui alimentos processados e elimina  alimentos que contém anti-nutrientes (como fitatos que encontramos em grãos e cereais), o glúten, a lactose, e os aditivos químicos, substâncias que atrapalham a absorção dos nutrientes, além de provocarem uma inflamação crônica no nosso organismo

Quais são os benefícios? Isso é, como é possível emagrecer?
Como qualquer outra dieta o principal foco dessa também é o emagrecimento. É composta de
quantidades menores de carboidratos do bem e exclui carboidratos refinados com alto índice glicêmico. Tem a presença de carboidratos de baixo índice glicêmico evitando picos de insulina, que favorece o acúmulo de gorduras, sendo mais interessante aos diabéticos. No geral, é uma alimentação mais natural por limitar o consumo de produtos processados. Praticantes de atividades físicas costumam ser adeptos já que favorece o ganho de músculos por ser uma dieta hiperproteica.   
                    
Quais são as desvantagens? Por que devemos tomar cuidado?
O consumo excessivo de alimentos ricos em proteína como carnes, pode prejudicar a saúde dos rins e retirar o cálcio dos ossos.  As frutas são ricas em frutose, e a frutose é um tipo de açúcar, então a recomendação é não exagerar.
As gorduras são importantes para a saúde, contudo é preciso consumir em quantidades razoáveis. Além disso, essa dieta prega por longos períodos de jejum entre 16h e 24h, isso é totalmente condenável e perigoso. Eu não recomendo pois pode provocar problemas de hipoglicemia, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, entre outras complicações.

O que você pensa sobre essa dieta de forma geral?
Como toda dieta ela necessita de acompanhamento médico e de um nutricionista e deve ser adaptada para cada indivíduo . Algumas práticas podem ser aplicadas como abolir produtos industrializados e processados, utilizar-se de produtos naturais e orgânicos, reduzir glúten e lactose, mas cada caso precisa ser avaliado e é uma dieta individualizada . Sobre o jejum eu sou totalmente contra principalmente porque pode ser muito perigoso.

 

                   

 




 


 

 

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP