Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


07.07.17

O filho do cacau: aprenda como temperar chocolate


Na data em que se comemora o Dia do Chocolate, entenda como resfriar o seu chocolate em diversas temperaturas com um único equipamento


Bombom, ovo de páscoa, trufa, pavê, torta, rocambole, bolo, cookie. Com café, com leite, como recheio de pizza, esfiha ou até do pastel. Já sabem de quem estamos falando? No dia 07 de julho, tem alguém que faz parte do nosso dia a dia fazendo aniversário. Ele mesmo. O aniversariante do dia: nosso velho conhecido chocolate. Dá água na boca só de mencionar esse nome, não acham? A origem começa nos territórios europeus, porém, foi introduzido no Brasil por volta do século XVII.
 

Um dos maiores desafios de quem trabalha com o chocolate é a forma de resfriá-lo. Chamam essa fase de temperar. Para quem não sabe, nesse contexto, não tem nenhum tipo de relação com sal ou temperos em geral. Mas trata-se de levá-lo a uma temperatura ideal. Quando compramos um chocolate no mercado (com exceção do branco), tem mini partículas de manteiga de cacau, açúcar e chocolate puro. A manteiga de cacau, por assim dizer, tem pelo menos seis gorduras distintas que, consequentemente, se cristaliza numa temperatura diferente.

Resfriando o seu chocolate

O processo de banho e maria, além do microondas são as formas mais comuns de se fazer isso. Porém, os avanços tecnológicos têm ajudado e muito no setor de foodservice. O resfriador ou ultracongelador da Irinox é um exemplo prático de como é possível chegar em uma temperatura exata e trabalhar o chocolate de diversas formas dentro da confeitaria.

Nunca a fase de temperar o chocolate esteve tão fácil de lidar. Esse equipamento permite que você escolha a temperatura que deseja atingir. Seja 45 graus (quando você quer derreter), seja congelar - 7 graus, ultracongelar em - 18 graus ou ainda resfriar por moldes.

Para o chef de cozinha da Intellikit, Fernando Reis, uma das principais vantagens desse equipamento é justamente a possibilidade de poder temperar um chocolate com temperaturas variadas. “ Nós sabemos que o chocolate e a água são inimigos, porque não pode ter umidade nesse processo. Essa máquina avisa quando a câmera estiver úmida, secando-a automaticamente. Assim você não corre o risco de perder o ponto”, explica.

 

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP